segunda-feira, 14 de abril de 2008

Disciplina

"A única disciplina é estar diante da natureza e não dos homens. Depender de uma vontade estranha, é ser escravo. Porém, esse é o destino de todos os homens. O escravo depende do senhor e o senhor do escravo. Condição que se torna ou suplicante ou tirânica ou as duas simultaneamente. Pelo contrário, diante da natureza inerte, não temos outro remédio que não seja pensar." (Simone Weil, in 'A Gravidade e a Graça')

A disciplina hoje me parece sempre válida, pois sempre há de desenvolver juízo e retidão devido à sua natureza. Eu nunca fui um dos mais disciplinados, e me emporcalhei muito tempo com a lama que eu chafurdava, porém hoje a disciplina é algo que me crucifico e um dos maiores tesouros que consigo encontrar pela humanidade; é a mãe do sucesso, dizia Sêneca.

"Uma pequena autocoerção, aplicada no lugar correcto, previne muitas coerções vindas do exterior, assim como um pequeno recorte no círculo próximo ao centro corresponde a um outro cem vezes maior na periferia." (Schopenhauer)

Essa geometria é tão linda que me fez pensar nos matemáticos e na disciplina que é gerida em toda escola, na disciplina do processo civilizatório, na disciplina jesuítica, na disciplina monástica, na disciplina atlética e na disciplina necessária a qualquer técnica ou arte. É como um fractal, com a diferença de se integralizar ao invés de fractalizar. A disciplina é o que faz a matéria existir, é o segredo dos yogues, o nível de vibração, do espiritismo, da magia, dos neurofisiologistas, dos psíquicos, o segredo do desenvolvimento.

Li um texto que dizia: O que Gandhi, Charles Chaplin, Einstein e Wiston Churchill tinham em comum? E o que Buda e Santos Dumont compartilhavam? É difícil encontrar algum em comum entre figuras tão díspares, não é mesmo? Mas a resposta é muito simples, e nela reside a razão da grandeza de cada um deles. Todos foram pessoas disciplinadas.

Nenhum deles jamais teria conseguido o que conseguiu se não tivesse realizado um esforço continuado. É certo que Einstein era um gênio - mas de que isso adiantaria se ele não tivesse dedicado horas e horas ao estudo e às questões que permitiram que formulasse a Teoria da Relatividade?

Buda era um santo que já nasceu diferente? Segundo ele próprio, não era. Sempre afirmou que qualquer um podia alcançar a iluminação - desde que colocasse isso como sua meta de vida e trabalhasse disciplinadamente para tanto. Gandhi exigiu de si mesmo uma disciplina férrea, voltada para o seu ideal de libertação e integração da Índia. Graham Bell, o inventor do telefone, colecionou uma série infindável de fracassos antes de obter sucesso - mas continuou em frente.

Eu terminaria por aqui, se não houvesse um texto de Fernando Pessoa aka Ricardo Reis falando sobre o tema. Então mais um pouco ao poeta:

"A disciplina é sempre exterior, embora nem sempre aplicada de fora. As leis do meu temperamento nunca podem constituir uma disciplina minha. Uma disciplina é um princípio regrador da vida e da obra, que a inteligência aceita como verdadeira, e a sensibilidade aceita por boa. Sem a acção sobre tanto sensibilidade como inteligência, não há disciplina: se a inteligência aceita e a sensibilidade não, há um mero diletantismo; se o inverso, há um conflito esterilizante, anarquisador. Os românticos eram cristãos da sensibilidade e pagãos do pensamento; os neoclássicos eram cristãos do pensamento e pagãos da sensibilidade. Por isso a arte de uns e de outros resultou débil e, desde nada, caduca." (Fernando Pessoa, in 'Ricardo Reis -
Prosa')

Pode vir de fora ou de dentro, mas é sempre a natureza e nossa relação com ela que demandam uma atitude respeitosa e por isso ética. Jorge Paulo Lehman disse que ele e sua equipe funcionam (ele é co-dono da Interbev, da Americanas e do Garantia) porque permitem que todos se realizem. E essa realização sem perda noética é fruto também de uma grande disciplina. A mãe do sucesso.

Estou emocionado com o poder da disciplina.

Fedro quase retorna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário