segunda-feira, 28 de abril de 2008

Apologética

Apologética é uma palavra derivada de "apologia" (do grego απολογία, que vem de απο + λογος). É definida pelo dicionário Houaiss como sendo "(1) Rubrica: teologia. defesa argumentativa de que a fé pode ser comprovada pela razão (1.1) Rubrica: catolicismo, teologia. parte da teologia que se dedica à defesa do catolicismo contra seus opositores (2) Derivação: por extensão de sentido (da acp. 1).defesa persistente de alguma doutrina, teoria ou idéia."

Conforme Sproul, Gerstner, Lindsley (1984:13),"Apologetics is the reasoned defense of the Christian religion", i.e., a apologética é a defesa fundamentada da religião Cristã. Como defesa fundamentada da fé, a Apologética está para a Teologia como a Filosofia está para as Ciências Humanas.

Ramm (1953:2) identifica na apologética o papel fundamental de mediar e conciliar tensões intelectuais:

...a apologética media tensões intelectuais. [Essa] mediação intelectual alivia as pressões mentais, resolvendo discrepâncias aparentes, harmonizando todos os elementos da vida mental. (...) Com o surgimento da mentalidade moderna e o conhecimento moderno, veio uma ampla gama de tensões para o apologeta Cristão mediar.

da Wikipedia.

...

É, nada como a luz de Apolo para colocar as coisas em seu devido lugar. Eis o Apologeta; o pequeno Apolo. Como um crestão.

É bom renascer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário