segunda-feira, 14 de abril de 2008

Contingência

contingência
[Do lat. contingentia.]
Substantivo feminino

1.Qualidade do que é contingente.
2.Incerteza sobre se uma coisa acontecerá ou não.
3.Com. Cota, quinhão, contingente.

...

contingente
[Do lat. contingente.]
Adjetivo de dois gêneros

1.Que pode ou não suceder; eventual, incerto: “Seria possível uma associação, embora contingente e passageira, entre as duas classes?” (Graciliano Ramos, Memórias do Cárcere, I, p. 71.)
2.Que, entre muitos, compete a cada um.
3.Filos. Diz-se das coisas e dos acontecimentos que se concebem, sob qualquer um dos aspectos da sua existência, como podendo ser ou não ser, não trazendo em si a razão da sua existência. [Opõe-se, nesta acepç., a necessário (3). Cf. nesta acepç.: acidental (3) e casual (1).]
4.Lóg. Diz-se de uma proposição cuja verdade ou falsidade só pode ser conhecida pela experiência e, não, pela razão.
5.Lóg. Diz-se de função lógica que ora se converte numa proposição verdadeira, ora numa proposição falsa, conforme os valores assumidos por suas variáveis. ~ V. crédito —. Substantivo masculino
6.Cota, quinhão.
7.Porção de homens que cada circunscrição territorial tem de dar para o serviço militar: “sabia que era esperado a toda a hora o vapor da Companhia do Amazonas, que devia levar o contingente de recrutas para a capital.” (Inglês de Sousa, Contos Amazônicos, p. 23).
8.Econ. Com. Nos países de economia protecionista, reserva de produtos importáveis e exportáveis.
9.Mil. Grupamento temporário de homens, estabelecido para executar determinada tarefa: contingente de desembarque.

...

Aqui jaz o radical da Teoria das Contingências em Teoria Geral da Administração aka TGA, uma das mais novas e em muitos livros a mais contemporânea, ponto de partida para as mais novas teorias quântica e holística. Também é contingencial o sistema atitudinal de um indivíduo, segundo o Zen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário