quarta-feira, 16 de abril de 2008

Antroposofia

Três coisas condicionam o rumo que toma a vida de um homem entre o nascimento e a morte. E triplicemente é ele assim dependente de fatores que se situam aquém do nascimento e além da morte.

O corpo está sujeito às leis da hereditariedade;

A alma, ao destino criado pelo espirito. Esse destino criado pelo homem é denominado com a antiga palavra karma;

E o espirito obedece às leis da reencarnação, das repetidas vidas sobre a terra.

A relação de corpo, alma e espirito, pode ser expressa ainda assim: imperecivel é o espirito; nascimento e morte dominam a corporalidade segundo as leis do mundo fisico: a vida anímica, sujeita ao destino, serve para unir o espirito e a corporalidade durante uma vida terrena.

Todos os demais conhecimentos sobre a natureza do homem pressupõem o conhecimento dos "tres mundos" a que ele pertence. Uma pessoa que encara sem preconceitos os fenomenos da vida e não teme seguir as idéias que se lhe apresentam até suas ultimas consequencias, pode alcançar pela pura lógica a ideia das repetidas vidas sobre a terra e as leis do destino.

Tal como é verdade que as vidas anteriores se descortinam ao vidente com os "olhos espirituais" abertos como que num livro aberto, e como experiencia, não menos certo é que a verdade de todas essas coisas pode impor-se à razão de quem as contempla.

Rudolf Steiner

Nenhum comentário:

Postar um comentário