segunda-feira, 9 de junho de 2008

Stephen Hawking

Stephen William Hawking (Oxford, 8 de janeiro de 1942), doutor em Cosmologia, é um dos mais consagrados físicos teóricos do mundo. Hawking é professor lucasiano de Matemática na Universidade de Cambridge (posto que foi ocupado por Isaac Newton).

Os principais campos de pesquisa de Hawking são cosmologia teórica e gravidade quântica. Em 1971, em colaboração com Roger Penrose, ele provou o primeiro de muitos teoremas de singularidade; tais teoremas fornecem um conjunto de condições suficientes para a existência de uma singularidade no espaço-tempo. Este trabalho demonstra que, longe de serem curiosidades matemáticas que aparecem apenas em casos especiais, singularidades são uma característica genérica da relatividade geral.

Hawking também sugeriu que, após o Big Bang, primordiais ou miniburacos negros foram formados. Com Bardeen e Carter, ele propôs as quatro leis da mecânica de buraco negro, fazendo uma analogia com termodinâmica. Em 1974, ele calculou que buracos negros deveriam, termicamente, criar ou emitir partículas subatômicas, conhecidas como radiação Hawking, além disso, também demonstrou a possível existência de miniburacos negros. Hawking também participou dos primeiros desenvolvimentos da teoria da inflação cósmica no início da década 80 com outros físicos como Alan Guth, Andrei Linde e Paul J. Steinhardt, teoria que tinha como proposta a solução dos principais problemas do modelo padrão do Big Bang.

Títulos e Medalhas do Professor:

1975 – Medalha de “Eddington”.

1976 – Medalha de “Hughes” da Royal Society.

1979 – Medalha Albert Einstein.

1982 – Ordem do Império Britânico (Comandante).

1985 – Medalha de ouro da Royal Astronomical Society.

1986 – Membro da Pontifícia Academia das Ciências.

1988 – Prêmio em Física da Fundação Wolf.

1989 – Prêmio "Príncipe das Astúrias" da Concórdia.

1989 – Título de "Companheiro de Honra", da Rainha Elizabeth II.

1999 – Prêmio "Julius Edgar Lilienfeld" da Sociedade Americana de Física.

2003 – Prêmio "Michelson Morley" da Case Western Reserve University.

2006 – Medalha Copley da Royal Society.

http://www.hawking.org.uk/

Nenhum comentário:

Postar um comentário