quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Arquitetura, Comunicacao e Motivacao

A publicidade faz parte da construcao do ambiente linguistico por trabalhar tanto denotativamente quanto conotativamente o campo semiotico, nao restrita aa reproduzir os conceitos contemporaneos, mas como criadora de simbolos que atribuem peso semantico e influenciam escolhas e comportamentos.

Em psicologia experimental, Philip Zimbardo, um dos expoentes conhecido pelo experimento do aprisionamento de Stanford, universidade da qual e professor, trabalha com o problema da geracao do mal e e presidente da Heroic Imagination Project.

Zimbardo perscruta a atitude humana e a propensao para a pratica do mal (como polo negativo) estabelecendo uma dimensao arquitetonica-institucional como fundamento para a motivacao e poder. A partir da pergunta de como psicologos entendem a transformacao do carater humano, Philip Zimbardo classifica 2 correntes historicas:

- Disposicional - Propensao interna dos individuos
- Situacional - Externo

Alem destes 2, Zimbardo constitui na psicologia uma terceira dimensao, que e de suma importancia para a pratica da administracao (man-aging) e da comunicacao social como pratica indutiva de evolucao do campo cosmologico-semantico: A dimensado Sistemica, sendo esta a influencia que a arquitetura dos sistemas politicos, legais e economicos exerce sobre os individuos e grupos e seu devir. A partir da arquitetura institucional, grupos aumentam a propensao a determinados comportamentos, e tanto a aparicao do mal quanto a motivacao heroica podem ser influenciados por uma bem pensada arquitetura organizacional e da comunicacao social.

Tal e a importancia, agora em uma dimensao psicologica, da comunicacao social como pratica desenvolvimentista e atividade essencial em uma administracao competente que tenha em imanencia uma perspectiva temporal de longo prazo como pratica social nos ciclos economicos. Porque, segundo o publicitario David Ogilvy,

"O consumidor não e um pateta, ele e a sua esposa. Não minta para ela. Não deverias contar mentiras para sua esposa. Não as conte para a minha."

A construcao do complexo simbolo da marca e a anuencia do consumidor certamente sao mais perenes quando ha, no corpo social, a ideia que tal marca contribuiu para a evolucao da historia de maneira positiva, desenvolvendo a sociedade com simbolos que tenham contribuido para a arquitetura de determinada coletividade com, se nao heroismo, ao menos nao com fugacidade nem maldade.

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