domingo, 25 de maio de 2008

O Tao da Física

Novo livro, que pelo começo vai ser um dos mais esclarecedores fechando uma bela jornada. Firtjof Capra hoje dirige o instituto de eco-educação de Berkeley, na Califórnia, é Phd em física e teórico dos sistemas em rede. O livro promete.

...

"As raízes da Física, como de toda ciência ocidental, podem ser encontradas no período inicial da filosofia grega do século VI a.C., numa cultura onde a ciência, a filosofia e a religião não se encontravam separadas. Os sábios da escola de Mileto, em Iônia, não se preocupavam com essas distinções. Seu objetivo girava em torno da descoberta da natureza essencial opu da constituição real das coisas, a que denominavam physis. O termo Física deriva dessa palavra grega e significava, originalmente, a tentativa de ver a natureza essencial de todas as coisas.

Este, naturalmente, é também o objetivo central de todos os místicos, e a filosofia da escola de Mileto possuía feições nitidamente místicas. Os adeptos dessa escola eram chamados hilosoístas, ou seja, "aqueles que pensam que a matéria é viva". Essa denominação, estabelecida pelos gregos dos séculos subsequentes, derivava do fato de que esses sábios não viam distinção alguma entre o animado e o inanimado, entre o espírito e a matéria. De fato, eles não possuíam sequer uma palavra para designar a matéria na medida em que consideravam todas as formas de existência como manifestações da physis, dotadas de vida e espiritualidade. Assim, Tales declarava que todas as coisas estavam cheias de deuses e Anaximandro encarava o universo como uma espécie de organismo mantido pelo pneuma, a respiração cósmica, à semelhança do ser humano mantido pelo ar."

Fritjof Capra em O Tao da Física

...

Sublime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário