quarta-feira, 29 de abril de 2009

A Empresa e a Quântica

Estava eu em mais um sebo, aliás é nesse de sempre que acho meus garimpos mais estranhos, quando me deparei caoticamente com um livro velho: A Empresa Quântica. Despretensiosamente, achando ser mais uma literatura pop management, peguei, e é até hoje surpreendente ver um brazuca de destaque ousando onde eu sempre quis e considerado inovador, com toda a glória e dor que esta categoria de trend traz consigo.

Clemente Nóbrega é graduado em Física, doutorado em Engenharia Nuclear e MBA em Harvard, tendo trabalhado na NASA e como diretor de marketing da Amil, quando ela começou a aparecer e mudar o posicionamento nos idos anos 90, com helicópteros, rapidez, tecnologia de ponta e processos que facilmente a diferenciaram da categoria da massa. Ele, então, resolve escrever este livro, sobre como as empresas são processos bio-lógicos, em contraponto ao mecanicismo preconizado por Newton e Taylor, necessários, mas incapazes de explicar o mecanismo evolucionário de sistemas dinâmicos adaptativos.

É nessa levada que ele traz a incerteza pro centro da discussão, vai fazendo o caminho do séc. XX pontuando as conquistas em física com linguística, filosofia e implicações sociais, sobre a máquina, o bioma, darwin e a dualidade dos fatos, a interconectividade dos campos científicos, a emergência espontânea.. basicamente Clemente vai maravilhando a experiência com citações de livros de cientistas e geeks. É sempre fértil ter um livro onde falam Feynman, Gell-Mann, Bohm, John Brockman, Bertrand Russel, Pagels, Bruce Gregory, Wheatley, Ackoff, Waldrop, Gleick, Kevin Kelly, Dawkings, Dana Zohar, Ries e Trout dentre outros, alguns conhecidos antes da leitura, outros recém-admiráveis; alguns Nobel, vários conseguindo falar dos mistérios da vida a partir da perspectiva quântica.

A maravilha na emergência do instituto Santa Fe e seu mercado é o clímax, com análises superficiais dos processos empresariais (o livro não é uma bíblia, tem 380 páginas só) pontuando as novas linguagens que foram desenvolvidas ao lidar com problemas que as palavras só conseguiam deificar.

To amarradaço no livro, era o que eu estava esperando de catálise.

E o mais interessante, ele é grátis pra download aqui

Niké

Nenhum comentário:

Postar um comentário