terça-feira, 2 de junho de 2009

Sobre a Essência e Existência


Há gente que vive com essa necessidade de imaginar que o Universo tem uma missão pré concebida para nós. Estamos constantemente em busca de um objetivo para nossas vidas, mas me deparei procurando sobre economia com um filme marcante: Solaris. Acredito que os personagens de Solaris traduzem nosso dilema.

O diálogo:

-Chris Kelvin: What does Solaris want from us? (O que soláris quer de nós?)
-Gibarian: Why do you think it has to want something? This is why you have to leave. If you keep thinking there's a solution, you'll die here. (Por que você acha que Ele quer alguma coisa? Essa é a razão por que você precisa ir embora. Se continuar pensando que há uma solução, você vai morrer aqui.)

Os cientistas (e os acadêmicos), acreditam que estão em buscas da resposta para "entender" o universo, o sentido da vida. Entretanto, a cada página que acrescento aos meus escritos, penso que a resposta está em mudar a pergunta. O dialogo prossegue:

-Chris Kelvin: I can't leave her. I'll figure it out. (Eu não posso ir embora daqui. Eu vou descobrir a resposta)
-Gibarian: Do you understand what I'm trying to tell you? There are no answers, only choices. (Você entendeu o que estou tentando te dizer? Não há respostas, só escolhas)

Pra quem não viu o filme, é imperdível. Uma odisséia fantástica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário