O Humanismo Secular também conhecido por Humanismo Laico é um termo que tem sido usado nos últimos trinta anos para descrever uma visão de mundo com os seguintes elementos e princípios:
- Uso da razão, do método científico e da evidência factual em lugar de fé ou de misticismo, na busca de soluções e respostas para as questões humanas mais importantes.
- Certeza de que dogmas, ideologias e tradições religiosas, políticas ou sociais devem ser avaliados e testados, em vez de simplesmente aceitos por uma questão de fé.
- Busca da satisfação, do desenvolvimento e da criatividade, para o indivíduo e para a humanidade em geral.
- Preocupação com a vida presente e compromisso de dotá-la de sentido através de um melhor conhecimento de nós mesmos, de nossa história, das nossas conquistas intelectuais e artísticas e das perspectivas daqueles que diferem de nós.
- Busca por princípios viáveis de conduta ética (tanto individuais quanto sociais e políticos), julgando-os por sua capacidade de melhorar o bem-estar humano e a responsabilidade individual.
- Busca constante pela verdade objetiva, levando em consideração que nossa percepção dessa verdade é imperfeita e que ela pode ser alterada por novos conhecimentos e experiências.
- Certeza de que com razão, boa vontade e tolerância, pode-se progredir na construção de um mundo melhor para todos nós.
Outras fontes apontam as seguintes pessoas como Humanistas Seculares:
- Isaac Asimov
- Carl Sagan
- John Lennon
- Frank Zappa
- Gene Roddenberry
- Bertrand Russell
- Richard Dawkins
- Arthur_C._Clarke
- Charles Schulz
- Kurt Vonnegut
- Andrei Sakharov
- Steve Allen
- Jeremy Bentham
- Daniel Dennett
- Sanal Edamaruku
- Julian Huxley
- John Stuart Mill
No Brasil:
- Drauzio Varella
- Herbert de Souza - O Betinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário